Mais de 50 atrações se revezarão entre os três ambientes do Parque
Municipal Américo Renné Giannetti
e as casas de espetáculos Granfinos e Music Hall
Belo Horizonte respirará cultura entre os dias 29 de maio e 2 de junho.
O Programa Conexão BH ocupará o Parque Municipal Américo Renné
Giannetti e as casas de espetáculos Granfinos e Music Hall, onde mais de 50 atrações se revezarão. Estão confirmadas as presenças de atrações de gêneros
musicais diversos e de todo o país, como Transmissor, Graveola e o Lixo
Polifônico, Fusile, Dibigode, Zimun (MG), Academia da Berlinda e Otto de
Pernambuco (PE), Ilê Ayê, Magary Lorde e Peu Murray (BA), Gang do Eletro, Dona
Onete e Luê (PA) Do Amor, Domenico e Maira Freitas (RJ), O Terno e Mauricio
Pereira (de Os Mulheres Negras), Tulipa Ruiz (SP) e artistas
internacionais como a mais destacada cantora do México, Julieta Venegas.
Dentro de sua programação mais ampla, a Rede Conexão congrega diferentes
projetos, dentre eles o Cidade Hip Hop (23 a 26 de maio, no Espaço
Centoequatro), Pequenas Sessões (04 a 09 de junho, na Casa Una, Espaço
Centoequatro e C.A.S.A.), ambos festivais integrantes da Rede e com
programação compartilhada com o Festival Conexão BH. Além desses, que também
estarão com ações dentro do Festival Conexão BH, ainda teremos internamente ao
Conexão BH, a Eliminatória Nacional do Duelo de MC's – Etapa MG (30 de
maio), o projeto Música Independente (30 de maio), da Mostra da Nova Música
Instrumental e do Samba Bate Outra Vez (31 de maio).
Além do tradicional palco de shows no Parque Municipal, o Conexão BH vai
integrar atividades que reproduzem um microcosmos da cidade de Belo Horizonte e
sua relação com outros movimentos musicais do país. Os blocos carnavalescos e
seus cortejos, movimentos como o Quarteirão Eletrônico, Quarteirão do Soul,
mostras de graffite, o Deskareggae Sound System, a exibição de vídeos da cena
mineira, a Discoteca Pública e a Feira de Vinis, o Circuito de Festas,
envolvendo os estados do RJ e SP, bares temáticos de Belo Horizonte, a recepção
ao Circuito Motiva (BA) dentre outros, estarão unidos sob o mote “Juntos
somos música”.
CIRCUITO DE FESTAS CONEXÃO - No dia 10 de maio, a festa Sexta Básica, que aconteceu no Mercado das
Borboletas, foi o cenário do lançamento do Circuito de Festas do Conexão BH.
“A Sexta Básica está se consolidando, em BH, como um espaço que soma
diferentes intervenções artísticas à música. Talvez isso nos aproxime do
conceito adotado pelo Conexão ao longo dos anos”, afirma o DJ Yuga, um dos
fundadores da festa. Ao lado dele, os DJs Fael, Thiagão e JJBZ também comandam
as pickups com as mais variadas manifestações musicais dançantes, seja em
vinil, CDs ou MP3. A Sexta Básica fará uma edição especial dentro do
Festival Conexão BH, no dia 31/05 no Granfinos, convidando ninguém menos
que a poderosa festa paulista Santo Forte, considerada a número um da capital
paulista. Comandada pelo DJ Tutu Moraes, a festa bomba na noite paulistana
tocando, exclusivamente e radicalmente, música brasileira.
Assim como a Sexta Básica, outras festas e projetos especiais da cidade
foram convidadas a integrar a programação do Conexão BH. São elas: Alta
Fidelidade, que convida especialmente o coletivo de DJs Vinil e Arte
(RJ, SP e MG), o programa Música Independente, com o DJ Alexandre de
Sena, Dibigode e Irene Bertachini, O Samba Bate Outra vez, que convida
boa parte do samba de BH, recebidos pelo Copo Lagoinha e Dóris e Banda, e
a S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L. edição 5, que traz os pernambucanos da Academia
da Berlinda pela primeira vez a BH e o Mercado Eletrônico (no Mercado
das Borboletas) que agita a cena dos DJs de música eletrônica de BH. Elas têm
em comum a capacidade de mobilização cultural, além do interesse e incentivo às
manifestações contemporâneas da música brasileira e das expressões artísticas
múltiplas da cidade de Belo Horizonte.
CICLO DE DISCUSSÕES LIVRES - SEMINÁRIO MÚSICA & MOVIMENTO - Desde os
primeiros anos, o Conexão tem um momento dedicado às reflexões sobre a música,
o mercado, a política cultural e as cidades. Em 2013 não será diferente. O
Seminário acontecerá do dia 29 ao dia 02 de junho, concomitante aos shows,
festas, exibições e exposições. A programação, totalmente gratuita, e os locais
serão divulgados na próxima semana.
HISTÓRICO - Há 13 anos, em Minas Gerais, surgia o Conexão, um
projeto audacioso que tinha o objetivo de apontar novos caminhos e buscar
respostas para os desafios do mercado mineiro de música. Nomeado por grandes
empresas como a Telemig Celular (de 2001 a 2008) e a Vivo (de 2008 a 2012), o
programa se tornou muito mais do que uma sucessão de shows e eventos.
Articulados de forma orgânica, os projetos e integrantes do Conexão
constituem uma poderosa rede (a Rede Conexão) pelo desenvolvimento do setor
musical brasileiro. A prova disso é que em todos esses anos de história, os
mais de 400 projetos financiados pelo Programa geraram mais de 1.500
espetáculos assistidos por um público superior a 1,1 milhão de pessoas. Cerca
de 300 atividades de capacitação foram realizadas, mais de 300 mil produtos,
entre CDs e DVDs, foram distribuídos física e virtualmente em todo o país
e centenas de horas de conteúdo audiovisual foram projetados em TVs abertas e
na Web.
Em sua nova fase, pouca coisa muda na essência da plataforma do Conexão.
A Rede continua abrangendo ações realizadas por meio da plataforma própria
em capitais e cidades polo do interior. O programa atua em conjunto com
projetos parceiros (festivais e palcos estáveis), formando um circuito
nacional com programação contínua ao longo do ano (tanto expositiva quanto
formativa), com espelhamento em um plataforma virtual coletiva, capaz de manter
permanentemente a percepção pública da Rede a longo prazo, valorizando a
produção, os movimentos musicais dos territórios e as conexões artísticas e
profissionais em todos os níveis.
A Rede Conexão conta, localmente, com o apoio da Fundação Municipal de
Cultura, a Belotur e o Governo de Minas, por meio da Lei Estadual de Incentivo
à Cultura.
A partir de junho de 2013, a Petrobras será a nova parceira da Rede
Conexão em seu ambiente virtual.
SOBRE A TELEFÔNICA|VIVO - A Telefônica|Vivo apoia iniciativas que contribuam
para o desenvolvimento da sociedade como um todo e acredita no poder dos
patrocínios para incentivar ações que ajudam a transformar a realidade do país,
além de reforçar relacionamentos já existentes e construir novos. Minas Gerais,
onde a empresa é líder de mercado, com mais de 8,1 milhões de clientes, é um
Estado muito importante para a companhia, que patrocina ainda diversas
iniciativas culturais, esportivas e sociais.
Entre as ações, a Telefônica|Vivo patrocina o Inhotim, via Lei Rouanet,
um investimento de R$ 2.200.000,00, além da Fundação Clovis Salgado, com um
total de R$ 1.500.000,00, alocados em diversos projetos de dança, exposições e
grupo de jovens. Neste ano, a empresa trouxe ainda, para Belo Horizonte, o
Festival Internacional de Improvisação (FIMPRO), além do espetáculo Hamlet, com
o ator Thiago Lacerda, e já tem em sua programação de eventos patrocinados na
cidade a peça Rain Man, com Marcelo Serrado, Rafael Infante e Fernanda Paes
Leme, em junho, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, no Palácio das Artes, em
outubro, e o espetáculo Razões Para Ser Bonita, com Heloísa Perissé e Marcelo
Farias, em novembro. Além disso, a empresa patrocina a equipe de vôlei
Vivo/Minas, uma das mais tradicionais e vitoriosas do País.
A Telefônica|Vivo é a maior empresa de
telecomunicações do País, com 90,9 milhões de clientes, sendo
76 milhões na telefonia móvel, conta com um portfólio de produtos completo e
convergente (voz fixa e móvel, banda larga fixa e móvel, ultra banda larga
(over fiber), TV, dados e TI). A empresa está presente em mais de 3,7 mil
cidades, mais de 3,1 mil delas com acesso à rede 3G – mais do que o total
dos municípios atendidos pelas demais operadoras. O Brasil, onde atua desde
1998, é a maior operação mundial da Telefônica em número de clientes.
O Grupo Telefônica é um dos maiores conglomerados de
comunicação do mundo, presente em 25 países. Os investimentos previstos para o
Brasil no período 2011-2014 totalizam R$ 24,3 bilhões. As principais empresas
são Telefônica Brasil (Telefônica | Vivo) e Terra (provedor e portal de
internet).
SERVIÇO:
CONEXÃO BH 2013
Cidade Hip Hop – 23 a 26 de maio – 14h à 0h – Espaço
Centoequatro (www.facebook.com/cidadehiphop)
FESTIVAL CONEXÃO BH – 29 de maio a 02 de junho –
Parque Municipal (www.facebook.com/conexoeslivres)
Circuito de Festas Conexão – 24 de maio a 01 de junho
– Mercado das Borboletas |Granfinos | Music Hall
Pequenas Sessões – 04 a 09 de junho – Casa Una, Espaço
Centoequatro e C.A.S.A (www.facebook.com/pequenassessoes)
INGRESSOS:
Os debates e ações formativas são GRATUITOS.
SHOWS PARQUE:
A partir de 15/05: R$15 (meia) e R$30 (inteira)
Passaporte 29 de maio a 02
de junho: R$50 (meia) e R$100 (inteira) para todos os dias.
Circuito de Festas: os ingressos variam de R$20 (meia) a R$50 (inteira),
de acordo com local e lote.
Há ainda a possibilidade
de adquirir COMBOS para festas e shows no Parque, além de PASSAPORTES.
Combos e passaportes
oferecem desconto no preço total.
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário